Blog

Itankale / Blog  / 3 Sacadas para Combater a Crise e a Incerteza profissional

3 Sacadas para Combater a Crise e a Incerteza profissional

       O nosso país enfrenta uma grande crise. É uma crise social, política e econômica. Quando esses pilares são desestruturados externamente em nossa sociedade, é comum que o ser humano sinta esse impacto em todos os sentidos de sua vida. Mas deixando um pouco a crise externa de lado, vamos tentar nos aprofundar na crise interna que ela ocasiona em nós seres humanos.

       A definição de crise é tida como uma mudança brusca. Essa mudança é causada pela luta entre um agente agressor externo e o mecanismos de defesa (que é interno) do indivíduo. Então podemos fazer a seguinte análise: quando há uma mudança brusca produzida por um agente agressor externo, nossos mecanismos de defesas começam a entrar em ação e nos fazem nos defender de mudanças futuras que podem vir a acontecer.

       Um exemplo disso é a própria crise do país (agente externo agressor), que causa uma mudança brusca em nossas vidas e dentro de nós e assim começam a vir os sentimentos de tristeza, raiva, frustração e impotência como mecanismos de defesa. Culpamos o governo, culpamos a nossa própria impotência de não podermos fazer nada em relação ao que vem nos acontecendo e nos cobramos em demasia.

        Dentro de tanto sofrimento, nós mal escutamos algumas vontades que começam a brotar dentro de nós. Vontades e desejos que estavam adormecidos por escolhas que fizemos no passado. E quando deixamos esses desejos virem a tona nós começamos a pensar e repensar em nossas vidas. Nossa área profissional é a primeira a ser colocada em xeque. Será que é realmente aquilo que se quero fazer para todo o sempre em minha vida? Acredite: todo momento de crise nos traz uma grande reflexão de nós mesmos e por muitas vezes não conseguimos gerenciar a essa crise interna

       A maioria das pessoas perderam seus empregos no meio dessa crise. Para aquelas que não perderam, a ISMA (International Stress Management Association) divulgou que 72% das pessoas é infeliz no emprego. Mas que apenas metade (49%) acham conveniente mudar de área. Por mais difícil que seja e que se pareça, devemos enxergar a crise como uma oportunidade para a mudança e para escutarmos a esse chamado e desejo que muitas vezes esquecemos por estarmos na zona de conforto.

       É muito comum nos questionarmos em como ficamos com as questões financeiras, cobranças internas e externas?

       Antes de sair por aí mudando de carreira e área de atuação profissional se faz necessário estudarmos três passos importantes:

1)    Autoconhecimento: olhar para dentro, se conhecer e compreender qual é a sua missão de vida é essencial. Para que a decisão seja certeira, nós devemos nos conhecer a fundo, pois você provavelmente tomará uma decisão que pode vir a causar mais instabilidade em sua vida. Se conhecer não é uma tarefa fácil, pois entramos em contato com uma série de crenças e comportamentos limitantes que podem ser grandes sabotadores em futuros movimentos em nossa vida.

2)    Planejamento: devemos nos planejar com muita cautela, pois mudanças impactam no nosso bolso e em nossa vida de diferentes formas. Devemos contar com um bom plano de ação, pois o mesmo auxilia a nossa ansiedade em relação ao novo.

3)    Inteligência Emocional: devemos ter um bom controle sob as nossas emoções. Estaremos lidando com incertezas e muitos sentimentos podem vir a tona. Ter resiliência nesse momento é primordial.

       Um bom programa de Life-Coaching pode auxiliar o seu processo de autoconhecimento, planejamento e controle de emoções. O Instituto Itankale possui planos especializados e acessíveis para o seu bolso. Vamos nessa? Clique aqui e entre em contato conosco.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.