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Mindfulness e a mudança que ele pode promover em sua vida

Mindfulness e Meditação podem mudar sua vida.

O mindfulness pode promover uma significativa mudança na sua vida.

 

A meditação é uma técnica milenar, sendo sua origem muito antiga com tradições orientais como o yoga e budismo.

A meditação foi trazida para o mundo ocidental na década de 60.

A palavra meditar vem do latim mederi que significa “tratar, curar, dar atenção médica”.

Nossos comportamentos e sentimentos dependem muito do nosso pensamento e da forma que interpretamos o mundo.

E essa forma de interpretar o mundo nós aprendemos desde muito pequenos e muitas vezes nem sabemos de onde vem.

Muitos sentimentos ou comportamentos que não são bacanas são causados por padrões de pensamentos que nós temos.

E por isso muitas vezes ficamos escravos dos pensamentos em um piscar de olhos e a meditação nos auxilia a mudar.

No contexto psicológico a meditação tem múltiplas finalidades, onde se entende que a mesma pode promover mudanças comportamentais.

A meditação promove a redução do estresse e da ansiedade e pode ser uma poderosa ferramenta para se atingir outros níveis de consciência.

No primeiro exemplo, onde podemos reduzir o estresse a ansiedade, partimos da premissa de que a interpretação dos fatos é mais importante que o fato em si.

Desta forma a prática da meditação é uma forma de se educar a sua mente.

Uma das formas mais conhecidas e aplicadas ultimamente é o mindfulness, onde o objetivo é experimentar o momento presente.

O mindfulness atua com a atitude de aceitação, onde nenhum tipo de julgamento é realizado.

Simplesmente aceitamos que pensar faz parte do cotidiano humano e a medida que estímulos internos e externos atingem a consciência do praticante.

Você passa apenas a observar e assim como os pensamentos surgem você deixa eles sumirem, sem qualquer reflexão ou ruminação.

(Shapiro et al., 2005)

Na prática, o mindfulness se  caracteriza como uma meditação do tipo passivo – sentada e silenciosa.

Os efeitos deste tipo de meditação vem sendo amplamente estudado em diversos contextos desde o campo da saúde mental e física.

Pode se observar que a meditação pode auxiliar na redução de pensamentos distrativos e repetitivos, daqueles que nos corroem internamente.

(Chambers, Yee Lo, & Allen, 2008; Jain et al., 2007).

Com a prática de mindfulness conseguimos observar e reconhecer que os nossos pensamentos são apenas pensamentos.

O mindfulness mostra que os pensamento não traduzem a nossa realidade e pouco a pouco você consegue de desapegar.

Você passa a entender que esses pensamentos não fazem bem para você.

Outros benefícios são uma maior autoconsciência, a cura para ansiedade e depressão.

Um estudo ainda demonstra que além das emoções a meditação também pode influenciar na saúde física.

Um grupo de participantes do estudo onde eram realizadas técnicas de mindfulness apresentaram maior ativação da área do cérebro relacionada ao bem-estar, concomitantemente a uma melhor resposta imunológica após receber vacina para gripe (Davidson et al., 2003).

Outras pessoas ainda afirmaram que a prática do mindfulness melhorou outras áreas da sua vida.

Melhorias no ambiente profissional, melhor qualidade do trabalho, melhor tomada de decisões e melhor qualidade nas relações interpessoais, especialmente familiares (Duerr, 2004).

Já por outro lado, a meditação pode ser utilizada para atingir outros níveis de consciência.

Você consegue entrar em contato com a sua espiritualidade forma intensa, alcançando o estado de nirvana.

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Mindfulness e Meditação

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