Blog

Itankale / Blog  / O que é a Terapia Transpessoal?

O que é a Terapia Transpessoal?

Muitos de nós, nos damos conta de que realmente precisamos de uma ajuda profissional quando nos encontramos no “fundo do poço”. Isso acontece quando esgotamos a nossa capacidade de conseguir lidar com as nossas emoções e crenças pessoais e ainda mais esgotamos toda a energia para sair sozinhos das situações que nos causam angustia. O ser humano tem vergonha de admitir que precisa de qualquer tipo de terapia.

Muitos brasileiros sofrem de ansiedade e depressão e não sabem, pois tentam lidar sozinhos com essas doenças que são arrasadoras. Se formou um decreto de que terapia, psicoterapia e afins é só para aqueles que são loucos… mais uma vez a sociedade nos impõe um padrão de normalidade que devemos seguir a risca, ou se não somos insanos.

Gosto da seguinte frase: a definição de insanidade é fazer a mesma coisa esperando que algo de diferente aconteça. E muitas das vezes é o que fazemos, pois nós estamos acostumados a lidar sempre da mesma forma com nós mesmos… não abrimos o nosso olhar para algo novo e que nos possa ajudar. É aí que a terapia, seja ela de qual abordagem for, entra em foco.

Quando falamos de psicoterapia, temos várias vertentes em que nós podemos nos encontrar, a psicanálise, a psicoterapia comportamental, a humanista e etc. Todas elas, sem exceção, mas dependendo do profissional são ótimas e tem as suas peculiaridades que lhe trazem a efetividade. No entanto, uma quarta força vem crescendo pouco a pouco: a Psicologia Transpessoal.

A abordagem transpessoal acredita que o ser humano é mais que o seu corpo biológico, o nosso corpo mental e o nosso corpo das interações sociais. A Transpessoal acredita que nós somos também espiritualidade e que a espiritualidade nos rege a todo instante, em uma dança que e convida todos os nossos corpos para dançar, em conjunto.

Não vamos confundir espiritualidade com religião, pois são coisas distintas.

Mas essa abordagem acredita que nós lidamos a todo momento com forças que vem da dimensão espiritual e são elas que nos guiam em nossa trajetória, auxiliando-nos em nosso processo de despertar-se de si mesmo, pois somos nós que criamos um tipo de padrão de pensamento e ficamos condicionados aos nossos pensamentos 24 horas por dia, nos colocando crenças que limitam todo o nosso Ser nos fazendo ficar no piloto automático de nossas vidas.

Por muitas vezes nos sentimos insatisfeitos com nós mesmos e não sabemos de onde vem toda essa angustia e muito menos em como sair desse ciclo vicioso. A terapia transpessoal através de suas práticas voltadas ao auto conhecimento proporciona a internalização de um novo ser, desperto de si mesmo e pronto para viver de forma expandida e plenamente. Ela rompe com as barreiras a própria sociedade nos coloca e permite que o ser humano acesse conteúdos incríveis dentro de si.

Suas praticas consistem em momentos de meditação junto ao terapeuta, alinhamento dos chacras, contato com a natureza, experiências transcendentais e entre outras… É importante que a gente consiga acessar o todo que nós somos, sem nenhuma limitação que nós mesmos colocamos em nós durante toda a nossa vida.

É importante salientar que tudo isso é realizado, estudado e vivenciado com embasamento cientifico de estudos que são coerentes as práticas e a ciência. Não há misticismo. A terapia transpessoal propõe uma visão fora dos padrões que são colocados pela sociedade, em uma tentativa de fazer com que o ser humano se liberte das próprias amarras que ele coloca em sua vida.

Nós, do Instituto Itankale, utilizamos os preceitos da Psicologia Transpessoal em todos os nossos atendimentos, pois acreditamos que o ser humano merece e deve acessar e aceitar a si por inteiro,ou seja, o melhor de si e sem nenhum impedimento… o melhor que existe dentro de você ainda está para nascer.

Se deixe apenas senti-lo.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.