Search
NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:
CONTATO@ITANKALE.COM.BR
Você sabe o que é Inteligência Espiritual?

O que é Inteligência Espiritual?

O que é espiritualidade? Como a inteligência espiritual pode ajudar a minha vida? Como posso acessar a espiritualidade?

No começo da década de 90, o QI, Quociente Intelectual era o grande assunto do momento. Todo mundo queria de ter o seu QI mensurado através de testes de lógica ou qualquer outra ferramenta que trouxesse um número. Esse tipo de inteligência nos diz como elaboramos conceitos e fazemos ciência. Ela nos mostra como nós organizamos o mundo e como solucionamos problemas objetivos e lógicos. Logo depois, na era dos anos 2000 muito se falava de Inteligência Emocional que Daniel Goleman, com os avanços da PNL, pode afirmar que ter Inteligência Emocional significa ter “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e  de nossos relacionamentos”.

Ao longo dos dez anos passados e em nosso atual momento de mundo, uma terceira inteligência é que entra em questão: a Inteligência Espiritual. Vale relembrar que Espiritualidade não é o mesmo que religião e que devemos manter esses conceitos distintos. A Espiritualidade está dentro de cada religião, onde é abordada de formas diferentes de umas a outras.

A Inteligência Espiritual é

a capacidade que temos dentro de nós de compreender que o mundo não é apenas aquilo que é concreto, numérico ou palpável. É perceber o todo, perceber contextos maiores em nossa vida e nossas vivências e experiências de vida. É compreender as totalidades significativas e nos fazer inseridos nesse todo. A Inteligência Espiritual nos torna sensíveis a valores, questões ligadas ao divino e a transcendência.

Danah Zohar, uma americana formada em física por Harvard define a inteligência espiritual como uma inteligência que “coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor. Ter Inteligência Espiritual é ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica, mais cheia de sentido e principalmente adequar o senso de finalidade e direção pessoal”.

A Inteligência espiritual está ligada ao questionamento de nossos valores, da nossa existência, missão de vida e percepção do mundo. Você já se questionou se não há algo a mais na sua vida. Algo que você mesmo queria fazer a mais? Provavelmente seja a sua Inteligência Espiritual querendo despertar. E você deve olhar a ela com profundidade. Se faz importante expandir a consciência nesse aspecto. Pois quanto mais o ser humano expande a sua consciência e a desenvolve, mais a sua espiritualidade aflora e se faz presente em sua vida. Muitos pensadores definem espiritualidade como autoconhecimento, como  voltar-se para si, para dentro, para o silêncio e aguçar a percepção. Esses sãoo os caminhos do autoconhecimento.

E aí, o quanto a sua Inteligência Espiritual está aflorada e pronta para promover o seu autoconhecimento? Conte para nós!