Search
NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:
CONTATO@ITANKALE.COM.BR

Vamos cuidar da nossa mente?

Porque não cuidamos da nossa mente? Porque é importante fazê-lo? Qual é o segredo para ser genuinamente feliz?

O que é a nossa mente? Essa não é uma pergunta básica de se responder e muito menos fácil. A mente ela vai muito, mas muito além do que nós conseguimos pensar conscientemente. Nossos processos mentais funcionam de forma diferente do que estamos acostumados a perceber, acredite! Você já se perguntou porque você possui momentos de paralisia, de melancolia profunda, de raiva e ataques ansiosos, que a princípio, podem lhe parecer repentinos?

A mente funciona dessa maneira: silenciosa. Tudo aquilo que estamos acostumados a enxergar a nível consciente é o que está disponível para nós. Mas existe uma mente muito poderosa que está escondida de nós… o nosso inconsciente. E é ele que manda mensagens a todo instante nos dizendo o que devemos ou não fazer, ou como devemos ou não devemos nos sentir diante de situações que nos parecem desconfortáveis. A maioria desses pensamentos que vem do inconsciente são “imprintados” não apenas por nós, mas pela sociedade. Ou também por questões que passamos em nosso passado e que hoje determinam que somos.

Muitas dessas coisas nos fazem sofrer… e muitas vezes nós nem sabemos o porque estamos sofrendo! Sofrer sem saber é a pior coisa que um ser humano pode fazer consigo mesmo. E é por isso que devemos cuidar da nossa mente, pois ela é o bem mais precioso que já nos foi dado! Vivemos em um mundo em que pedir ajuda é sinônimo de fraqueza, sendo que o compartilhar é uma prática que vem do nosso passado e que foi perdida. O senso de individualidade foi levado ao extremo e hoje as pessoas tentam se virar sozinhas de uma forma em que se perdem em sua dor.

O ser humano perdeu a capacidade de viver no momento presente, sempre pensando em como foi, como deveria ter sido e como ainda pode ser. O que ocasionam as doenças no século: a ansiedade e a depressão. A OMS (Organização Mundial de Saúde) acredita que em 2020 80% da população sofrerá ou de depressão ou ansiedade. Isso é muito triste. Estar no momento presente é praticar a atenção plena.

Não é simplesmente se tornar passivo em relação a vida, muito pelo contrário: é tomar as rédeas diante das situações que você enfrenta no seu dia a dia, se tornando mais sábio e fortalecido para poder fazer mudanças em relação a elas. É não se deixar ser levados pelas emoções que o sofrimento causa, pois na maioria das vezes nos paralisamos. É você se tornar ativo na mudança de sua própria vida, se observando  e atuando como o seu próprio transformador.

E é por isso que se faz importante vislumbrar algo da natureza do nosso consciente que nos liberte do sofrimento. Você sabe o que é sofrimento? Sofrimento é, por definição do dicionário, padecer. Quem sofre padece. O ser humano hoje sofre, pois sempre busca algo no futuro ou no passado e nunca no presente. O homem vive pensando em o que pode ser ou no que pode ter sido. Esses são sintomas básicos da ansiedade (excesso de futuro) e da depressão (excesso de passado). O futuro é uma ilusão e nós não precisamos de ilusão, nós precisamos apenas nos deter e compreender melhor as coisas como elas são no momento presente. Assim como devemos nos livrar dos nossos passados e crenças limitantes que adquirimos em toda a nossa vida.

Como buscar ajuda?

A melhor forma é buscando ajuda profissional, pois por muitas vezes as pessoas não conseguem sair do fundo poço e sentem vergonha de pedir ajuda. Às vezes, para ser agente da sua própria mudança, é necessário que se caminhe com alguém ao seu lado para te auxiliar a  cuidar da sua mente. Que tal dar o primeiro passo a isso? Nós nos Instituto Itankale dispomos de terapeutas aplicados para lhe auxiliar a cuidar de você. Fale conosco para agendar uma primeira sessão gratuita!

Contato Instituto Itankale