Blog

Itankale / Blog  / Porque eu não consigo ser feliz?

Porque eu não consigo ser feliz?

Ah… a Felicidade. Muitas pessoas procuram por ela, mas por muitas vezes não conseguem nem defini-las para elas mesmas. Você já se perguntou se você é feliz hoje? Devemos compreender que felicidade é algo subjetivo, ou seja, particular a nós mesmos. Há três situações que devemos prestar atenção que podem estar causando a sua infelicidade.

As vezes tomamos como modelo do que é ser feliz de outras pessoas, da sociedade e menos de nós mesmos.  Muitos de nós carregamos conosco o modelo de felicidade dos nossos pais. Nós carregamos conosco expectativas que eles colocam em nós e por muitas vezes não percebemos isso. Às vezes podemos ser algo que traz felicidade a eles, mas não a nós mesmos. Ou passamos uma vida inteira tentando trazer essa felicidade a eles acreditando que vamos ser felizes, mas não é isso que acontece, pois você, de certa forma, está traindo a si mesmo. Às vezes carregamos o conceito de felicidade de nossos parceiros. Acreditamos que compactuamos de um mesmo conceito de felicidade. E além do mais, acreditamos que se o nosso parceiro está feliz e se o fizermos feliz assim ficamos. Mas isso é um mero engano. Quando vivemos a felicidade do outro em nós, nós não alcançamos a nossa própria plenitude.

Uma outra situação que causa infelicidade é aquela que a pessoa fica presa a acontecimentos do passado. Esperando que o passado aconteça de novo e esquecendo que ele já foi. Acredite quando digo: o passado já não existe. Ele é uma ilusão e é acreditar que o presente será como ele, é uma ilusão maior ainda. Passamos a deixar de viver e reviver esse passado quando prestamos atenção no momento presente de nossas vidas.

Há ainda aqueles que sofrem e se culpabilizam pela sua própria infelicidade. Ao fazer isso a pessoa cria dentro de si as maiores amarras, fazendo com que uma crença de que ela mesma a própria causadora da sua dor e passa a tomar aquilo como verdade absoluta em seu dia a dia. Ao instalar esse tipo de pensamento a pessoa passa a viver um ciclo vicioso dentro de si, onde nunca consegue se fazer realmente feliz.

É interessante observar que essas situações de infelicidades descritas acima podem ser vividas em simultâneo e se enquadram numa doença que é importante que seja conversada: a depressão. Se você não consegue ser feliz e se encaixa em alguma das questões acima, acredite… você pode estar deprimido. É importante falarmos sobre a depressão, pois a maioria das pessoas sentem vergonha de admitir que estão sofrendo deste mal. Pasmem… a maioria das pessoas estão.

Vivemos em um mundo em que pedir ajuda é sinônimo de fraqueza, sendo que o compartilhar é uma prática que vem do nosso passado e que foi perdida. O senso de individualidade foi levado ao extremo e hoje as pessoas tentam se virar sozinhas de uma forma em que se perdem em sua dor.

Se você acredita que esteja com um quadro de depressão, procure ajuda profissional. Nós devemos fazer a reflexão, constantemente, do que é felicidade para todos nós. Então tente responder: o que é ser feliz? Como você pode ser feliz? O que deve ser feito para ser feliz? O que você tem feito para ser feliz?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.