Blog

Itankale / Blog  / Porque eu preciso de terapia?

Porque eu preciso de terapia?

        Nós, seres humanos, nós desenvolvemos a todo tempo. Nós passamos por dificuldades, ou seja, momentos em que a vida nos desafia e também por momentos felizes, onde temos a certeza de que estamos no caminho certo dentro de nossas vidas. Mas por muitas vezes, nesses momentos mais desafiadores, nós não conseguimos passar por essas adversidades sozinhos, mas somos cabeças-duras demais para pedir ajuda.
        Às vezes não conseguimos sair dessas situações, pois temos crenças pessoais que são muito intensas e que estão instaladas em nosso inconscientes e que, de certa forma, nos levam a fazer coisas e tomar decisões que nem sempre são as melhores para nós e assim, nos levam a sensação de fracasso e de não sair do lugar. Por muitas vezes, pensamentos negativos sobre nós mesmos causam uma tristeza muito grande ou um senso de auto cobrança que é alarmante, nos fazendo entrar em depressão ou ter um quadro bastante ansioso.
        Se você tem essa sensação, de que você repete certos padrões de comportamentos e não se sente feliz em sua vida pessoal, profissional ou social, talvez você precise de terapia. A terapia é um processo de desenvolvimento e evolução e não é só para aqueles que são considerados loucos, esse conceito é antigo e muito preconceituoso. O processo terapêutico é um espaço onde você se vê e revê por inteiro, buscando sempre o seu melhor, sua plenitude e  sua felicidade integral.
        É em terapia que somos capazes de perceber que pensamentos nos permeiam a todo instante e se eles são bons ou não é que indicam a nossa chance de ter sucesso e felicidade em nossas vidas. Você não só faz terapia porque é deprimido ou ansioso, ou só porque alguém falou que você deve fazer… você se submete a terapia se você quer ser uma pessoa melhor, em primeiro lugar, com você mesmo.
        Um processo terapêutico não tem tempo útil de vida, mas dependendo do profissional, se ele prezar pela ética, ele lhe dirá quando você já está preparado para seguir a sua vida sem a terapia por já estar mais fortalecido. Muitos profissionais deixam os seus “pacientes” sob análise por repetidos anos, até mesmo fazendo-os se distanciar o objetivo principal que foram buscar quando decidiram fazer este tratamento.
        É necessário que você tenha uma boa conexão com o terapeuta que irá trabalhar com você, pois é com ele que você vai traçar uma nova caminhada por sua vida. Confiança, empatia e uma boa conexão são comportamentos-chave para uma boa ligação entre terapeuta e cliente.
        Esse é o maior princípio da terapia, seja ela de qual abordagem for, a evolução. Evolução significa sair de um patamar e ir para outro com mais sabedoria e mais fortalecido do que antes, se conhecendo… de forma que ter o conhecimento da sua maior limitação, seja a sua maior arma na hora de vencer os obstáculos da sua vida!

A sua mente é o melhor que você tem e é o melhor que você tem a oferecer para o outro… cuide bem dela e terá uma vida de qualidade, com felicidade duradoura.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.